Sunday, July 6, 2008

Escutando rádios distantes - nostalgia

Apesar de, na atualidade, dispormos de meios mais avançados de comunicação, com telefones celulares integrados a Internet, redes digitais de altíssima velocidade integradas por conexões via satélite ou através de incontáveis quilômetros de redes de fibra óptica, gosto de relembrar de tempos quando as coisas eram um pouco mais simples, sem preocupações com endereços de IP, ou “bandwidth”.

Assim, de tempos em tempos tiro a poeira do meu rádio de ondas curtas (que apesar de tudo possui um sintonizador digital), e vou à procura da captação de sinais originados sabe-se lá onde, e que por um milagre da propagação de ondas, chegam à antena do meu pequeno aparelho, no conforto do meu lar.

Sempre senti uma certa nostalgia ao imaginar o caminho percorrido por essas ondas de rádio, ou mesmo imaginar o estúdio de onde se originou, ou quem mais estaria ouvindo aquela transmissão.

Creio que o gosto por apreciar o rádio é uma herança que meu pai me deixou, já que essa era a profissão dele.

O motivo de eu estar comentando tudo isso é que ontem eu estava assistindo a um programa do canal Discovery, chamado “Deadliest Catch”. Não sei se esse programa é exibido na TV a cabo no Brasil, e nem como seria seu título em português, mas poderia ser traduzido como “Pescaria Mortal”. É uma série que documenta o árduo trabalho e perigos enfrentados pelos pescadores do Alaska, no mar de Bering, na pescaria do Caranguejo-Rei (king Crab). Esses pescadores partem de um local chamado Unalaska, no estado do Alaska. É um lugar meio que perdido no meio das ilhas que atravessam o estreito de Bering. E lá, quem diria, é claro que eles possui sua rádio AM local, KIAL AM 1450Khz. Fiquei curioso, e fui verificar se por acaso possuiriam uma página na net, e “voilá”, achei.

E não só possuem um site, como transmitem “online” pela Internet (voltamos ao mundo das comunicações avançadas).

Possuem uma programação variada, entre músicas variadas, da americana até a havaiana, notícias e informações voltadas à comunidade local.

Assim, fiquei imaginando que assim como eu estou aqui escutando essa rádio, pescadores estão lá, dentro de seus barcos pesqueiros, e ouvindo a mesma coisa. De certa forma, sinto como se

estivesse lá.

Unalaska, Alaska. Photo by Wanetta Ayers.

Para quem estiver curioso, o site da rádio é http://www.kial.org/

A programação ao vivo pode ser ouvida pelo Windows Media Player ou através do Itunes ou Winamp. É só clicar no link “listen now” do lado esquerdo da página.




View Larger Map

No comments:

Post a Comment