Aqui eu coloco comentários do meu dia a dia, coisas legais que vou achando pela Internet.
Friday, July 25, 2008
Dica de Anti-Virus gratuíto
read more | digg story
Sunday, July 20, 2008
Sunday, July 13, 2008
Google goes "Lively"
Sunday, July 6, 2008
Escutando rádios distantes - nostalgia
Assim, de tempos em tempos tiro a poeira do meu rádio de ondas curtas (que apesar de tudo possui um sintonizador digital), e vou à procura da captação de sinais originados sabe-se lá onde, e que por um milagre da propagação de ondas, chegam à antena do meu pequeno aparelho, no conforto do meu lar.
Sempre senti uma certa nostalgia ao imaginar o caminho percorrido por essas ondas de rádio, ou mesmo imaginar o estúdio de onde se originou, ou quem mais estaria ouvindo aquela transmissão.
Creio que o gosto por apreciar o rádio é uma herança que meu pai me deixou, já que essa era a profissão dele.
O motivo de eu estar comentando tudo isso é que ontem eu estava assistindo a um programa do canal Discovery, chamado “Deadliest Catch”. Não sei se esse programa é exibido na TV a cabo no Brasil, e nem como seria seu título em português, mas poderia ser traduzido como “Pescaria Mortal”. É uma série que documenta o árduo trabalho e perigos enfrentados pelos pescadores do Alaska, no mar de Bering, na pescaria do Caranguejo-Rei (king Crab). Esses pescadores partem de um local chamado Unalaska, no estado do Alaska. É um lugar meio que perdido no meio das ilhas que atravessam o estreito de Bering. E lá, quem diria, é claro que eles possui sua rádio AM local, KIAL AM 1450Khz. Fiquei curioso, e fui verificar se por acaso possuiriam uma página na net, e “voilá”, achei.
E não só possuem um site, como transmitem “online” pela Internet (voltamos ao mundo das comunicações avançadas).
Possuem uma programação variada, entre músicas variadas, da americana até a havaiana, notícias e informações voltadas à comunidade local.
Assim, fiquei imaginando que assim como eu estou aqui escutando essa rádio, pescadores estão lá, dentro de seus barcos pesqueiros, e ouvindo a mesma coisa. De certa forma, sinto como se
estivesse lá.
Unalaska, Alaska. Photo by Wanetta Ayers.
Para quem estiver curioso, o site da rádio é http://www.kial.org/
A programação ao vivo pode ser ouvida pelo Windows Media Player ou através do Itunes ou Winamp. É só clicar no link “listen now” do lado esquerdo da página.
View Larger Map